sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"Homens X Mulheres"

Qual o dever de cada um na busca por um casamento feliz?


Um casamento de sucesso é aquele que consegue caminhar numa via de duas mãos. Você pode estar se perguntando “mas como isso?”. Bom, isso pode ser conseguido se ambas as partes estiverem sempre comprometidas em colocar o outro em primeiro lugar. Você há de concordar que, dessa forma, fica um pouco mais difícil haver problemas de relacionamento. Muitos podem achar que pode ser prejudicial sempre pensar na outra pessoa em primeiro lugar, pois pode parecer que vamos esquecer de nós mesmos. Mas isso não vai acontecer se o seu companheiro estiver fazendo o mesmo por você. Da mesma forma que você vai estar cuidando dele, ele vai estar cuidando de você. Do mesmo jeito que você fará sempre o melhor que pode por ele, o mesmo ele fará por você. Bom, essa é a uma receita de sucesso, mas para alcançar melhores resultados, há sempre algumas coisas que podem ser melhoradas.

A comunicação


A comunicação de um casal é o termômetro da relação. Um casal que sabe conversar e resolver os problemas dessa forma, dificilmente vai chegar ao ponto de precisar brigar por algo. Para saber como anda seu relacionamento nesse quesito, tente medir qual é o nível da comunicação de vocês:

- Nível quatro: é extremamente superficial, do tipo que traz a impressão de segurança. Há o uso de expressões como “bom dia”, “como vai você”, “será que vai chover hoje” e coisas desse nível.

- Nível três: o casal se satisfaz em simplesmente relatar fatos sobre os outros e não é feito nenhum comentário substancial sobre nada, deixando, dessa forma, a comunicação muito limitada.

- Nível dois: a pessoa começa a relatar suas idéias e pensamentos, sendo o início de uma comunicação real. Se você está nesse nível, há esperança de poder aprofundar sua intimidade ainda mais.

- Nível um: é uma comunicação total, na qual a pessoa está disposta a compartilhar seus sentimentos, idéias e pensamentos. Ela está baseada na honestidade e abertura completa. Se por um lado pode parecer ameaçador compartilhar todo seu íntimo com seu companheiro, por outro essa é uma das maneiras certeiras de ter um casamento realizado.

Escolha sempre o tempo certo para comunicar-se. Aqui vão algumas sugestões:
 

- Não discutir um problema após as 22H, pois quando estamos fisicamente cansados, a tendência é reagir negativamente a qualquer discussão. Portanto, deixe para resolver algum problema quando ambos estiverem descansados
- Não brigue os discuta na frente dos filhos, pois isso cria insegurança no coração das crianças, já que para eles nunca vai ser fácil ver seus pais brigando
- Jamais brigue em público, pois discussões familiares devem ser resolvidas somente entre família. Sem contar que é extremamente deselegante discutir com qualquer pessoa em público, pois ninguém precisa ficar sabendo dos seus problemas pessoais
- Não tente resolver problemas ou tratar de assuntos sérios quando um dos dois está envolvido em alguma atividade. Por exemplo, não queira discutir algo enquanto seu marido está assistindo uma partida de futebol do seu time do coração, pois isso com certeza só agravará ainda mais a situação. E você, marido, não queira resolver problemas enquanto sua esposa está enfrentando uma pilha enorme de louça suja na pia, após um longo dia de trabalho. Você pode pegar um pano de prato e ajudá-la a enxugar, que tal? Será um ótimo exercício de comunicação.


Como a busca pelo casamento feliz é uma via de mão dupla, trazemos algumas coisas que podem ajudar ambas as partes a encontrar a felicidade plena.
Vamos começar pelas mulheres. Bom, vocês podem começar a expressar admiração por seu marido, de forma a fazer ele sentir-se sempre mais importante.

1.Comece a pedir opiniões e conselhos ao seu marido a respeito de decisões a serem tomadas, como escolha de mobília, roupas, maquiagem e alimentos, por exemplo
2.Quando estiverem com outras pessoas, procure oportunidade para chamar atenção para as qualidades  de seu marido
3.Aprecie a profissão dele, dê importância e valor para as atividades que ele exerce e também converse a respeito das dificuldades que ele enfrenta nessa área
4.Não deixe passar dois dias sem expressar admiração por algo que ele tenha feito ou dito
5.Dê apoio aos alvos pessoais de seu marido
6.Atenda aos interesses dele quando ele chegar em casa, pareça o mais atraente possível, prepare refeições apetitosas
7.Procure obter o perdão do seu marido sempre que o ofender

Através dessas pequenas coisas, você vai fazer com que seu marido sinta-se querido e feliz em seu lar, além de fazê-lo sentir-se cada dia mais atraído e desejoso por estar junto a você.

Agora é a hora de você, homem, repensar algumas coisas e ver se está sendo falho com sua esposa ou não:

- Quando tempo faz que você não diz “eu te amo” para sua esposa?
- Qual foi o dia em que você deu para ele alguma caixinha de bombom ou doce que ela gosta?
- Quanto tempo faz que você não dá flores para sua esposa?

Cabe ao marido a prudência de como tratar a esposa, como se tornar um bom companheiro, um eterno namorado. O marido inteligente continua a agir como quando namorava e noivava. De que forma? Preocupando-se com a higiene, com a aparência, cuidando da mulher e sendo companheiro. Conta-se o fato de um grande psicólogo e conferencista que anunciou na mídia que daria um grande seminário no qual ensinaria aos maridos como fazer as esposas tratá-los como reis. Ele então apareceu, cumprimentou o auditório e com uma simples explicação disse: “se vocês querem que suas esposas os tratem como reis, tratem-nas como rainhas”.  Eis aí uma grande lição que vale para ambos os lados.


Podemos ver, então, que a felicidade plena num casamento pode ser alcançada, sim. É necessário esforço e empenho de ambas as partes, que resultarão num relacionamento seguro, prazeroso e melhor a cada dia.

Texto: Juliana Moreno

Nenhum comentário: